Perguntas frequentes

1 - Como acessar sua conta pela internet?

  • Cadastre sua senha de acesso (8 dígitos) em qualquer Cooperativa do Sicoob.
  • Em caso de conta conjunta, cada titular deverá cadastrar uma senha própria.
  • A partir do site www.sicoob.com.br, informe os números de sua cooperativa e conta-corrente e clique OK para continuar.
  • Na tela que apresenta o teclado virtual, digite sua senha de 8 dígitos e selecione o titular.
  • Pronto. Você já está no Sicoobnet Pessoal

2 - Quais os recursos necessários para o acesso?

Para utilizar o Sicoobnet Pessoal, você precisa de um computador com acesso à internet e um programa de navegação (browser) instalado. O Sicoobnet Pessoal possui compatibilidade com as últimas versões do Internet Explorer, Edge, Firefox, Safari e Chrome.


3 - Todos os associados deverão cadastrar seus computadores para acessar o Sicoobnet Pessoal?

O cadastramento de computadores é obrigatório para efetuar as transações financeiras (pagamentos e transferências). No acesso através de computadores não cadastrados e liberados, só será possível a execução de transações de consulta (saldos e extratos).


4 - Como faço para cadastrar o meu computador?

  • 1º passo: acesse sua conta pela internet e acesse qualquer transação financeira no Sicoobnet Pessoal. É considerada transação financeira toda operação que altere o saldo da conta, por exemplo, pagamento de títulos, transferência entre contas, resgate de poupança, etc. O cadastro pode ser iniciado também através do menu "Outras Opções > Segurança > Computadores cadastrados". Siga os passos indicados, e anote o Código de Liberação que será apresentado ao final em seu computador (Código de Liberação é um número de 4 dígitos).
  • 2º passo: agora, basta liberar o seu computador informando o Código em outro canal de atendimento de sua escolha, que pode ser:
    • em um celular já cadastrado e liberado, por meio do menu "Outras Opções" selecione "Liberação de Computadores";
    • em um terminal eletrônico de auto-atendimento: Menu "Outras opções > Liberar / Bloquear Computadores > Sicoobnet Pessoal";
    • em sua cooperativa.

Ao concluir o "2º passo" seu computador estará cadastrado e liberado para realizar transações financeiras (pagamentos e transferências) pela internet.


5 - O que ocorre se eu não cadastrar e liberar o meu computador?

Só serão disponibilizadas as transações de consulta (saldos e extrados).


6 - É necessário cadastrar todos os computadores para acessar o Sicoobnet Pessoal?

Não. Transações de consulta poderão ser efetuadas a partir de quaisquer computadores, cadastrados ou não. Será necessário cadastrar todos os computadores que, além das transações de consulta, necessitem executar transações financeiras.


7 - Como faço para cadastrar outros computadores?

Para cadastrar novos computadores, basta acessar o Sicoobnet Pessoal pela internet a partir do computador a ser cadastrado. Repita o mesmo procedimento do cadastro do primeiro computador.

Você receberá um novo Código de Liberação e deverá informá-lo em outro canal de atendimento para concluir o processo.


8 - Posso cadastrar mais de um computador?

Sim. O Sicoobnet Pessoal não limita a quantidade de computadores que podem ser cadastrados.


9 - Após cadastrar meu computador, poderei movimentar, a partir dele, todas as minhas contas?

Sim, porém para cada conta deverá ser efetuado cadastramento específico.


10 - Em se tratando de conta conjunta, quando um dos titulares cadastra um computador, outro titular poderá utilizá-lo para acesso à mesma conta?

Sim, o cadastramento de computadores é válido por conta corrente. As senhas de acesso são individuais para cada titular


11 - Depois de aderir à solução poderei acessar o Sicoobnet Pessoal em computadores não cadastrados?

Sim. Porém, em computadores NÃO cadastrados somente estará disponível o acesso a transações de consulta.


12 - O Cadastro de Computadores está relacionado a algum endereço IP?

Não. O cadastramento de computadores é feito com base em um número de identificação único, gerado a partir de dados de hardware da máquina.


13 - Caso faça atualização do meu computador (substituição de placa mãe, disco rígido, memória, placa de vídeo, placa de rede, etc.) terei que cadastrá-lo novamente?

A substituição de componentes da máquina pode gerar a criação de um novo número de identificação para o mesmo computador. Caso isso ocorra, haverá a necessidade de cadastrá-lo novamente.


14 - Utilizo em minha máquina dois sistemas operacionais, tenho que cadastrar o computador para cada um dos sistemas?

Sim. É necessário realizar o cadastramento individual para cada sistema operacional.


15 - Como faço para consultar os meus computadores cadastrados?

No Menu Principal, clique em "Outras Opções > Segurança > Computadores cadastrados". Você poderá consultar seus computadores cadastrados, excluir computadores, alterar o apelido de um computador para facilitar a sua identificação e a quantidade de computadores que podem ser cadastrados.


16 - Como posso descadastrar computadores que não utilizarei mais para realizar transações financeiras?

No Menu Principal, clique em "Outras Opções > Segurança > Computadores cadastrados ". Selecione o computador e clique em "Excluir Computador". Você também pode incluir uma data de validade para o cadastramento de cada computador. Na data indicada, o computador será automaticamente descadastrado.


17 - Como faço para alterar o apelido de um computador cadastrado?

No Menu Principal, "Outras Opções > Segurança > Computadores cadastrados ", selecione o computador e clique em "Alterar ".


18 - Posso definir ou alterar a quantidade de computadores que podem ser cadastrados?

Sim. O sistema permite que você defina ou altere a quantidade máxima de computadores que podem ser cadastrados de acordo com sua necessidade. Para isto basta acessar no menu principal, "Outras Opções > Segurança > Computadores cadastrados", e clicar no botão "Alterar quantidade".


19 - A transação "Gerenciamento de Computadores" pode ser acessada de qualquer computador?

Não. Por segurança, essa transação pode ser acessada apenas a partir de computadores já cadastrados e liberados.


20 - O que é o Código de Liberação?

É um número composto por 4 dígitos que é apresentado na tela do seu computador a ser cadastrado. Ele é exclusivo para cada computador e deve ser utilizado para concluir o cadastramento.


21 - Qual é a validade do meu Código de Liberação?

O Código de Liberação possui validade de 15 dias a partir do momento em que for apresentado na tela de seu computador. Durante esses 15 dias o Código deve ser utilizado para concluir o cadastramento, do contrário, será cancelado.


22 - Como devo proceder caso esqueça o meu Código de Liberação, ou não o utilize no prazo estabelecido?

Basta gerar novo Código no computador a ser cadastrado. Para isso, utilizando o computador que deseja cadastrar, siga os passos para o cadastramento.


23 - Recebi um Código de Liberação no computador. O que devo fazer?

Para concluir o cadastramento, você deverá informar o Código de Liberação em qualquer um dos canais de atendimento listados abaixo:

  • em um celular já cadastrado e liberado, por meio do menu "Outras Opções" selecione "Liberação de Computadores";
  • em um terminal eletrônico de auto-atendimento: Menu "Outras opções > Liberar / Bloquear Computadores > Sicoobnet Pessoal";
  • em sua cooperativa.

24 - Recebi o Código de Liberação em um dos meus computadores. Posso usar este Código para concluir o cadastramento de qualquer computador?

Não. O Código de Liberação está vinculado apenas ao computador em que foi apresentado.


25 - Se eu viajar, como deverei proceder para acessar minha conta pela Internet?

Para consultas, o acesso permanece liberado a partir de qualquer computador, mesmo não cadastrado. Para transações que exigem confirmação com a senha do cartão (de 4 dígitos), você deverá cadastrar o computador a ser utilizado.


26 - Cadastrei meu computador, porém, o sistema informa que ele não está cadastrado. O que fazer?

Primeiramente verifique se foi realizada alguma alteração de componentes no computador recentemente (como troca de placa mãe e HD, por exemplo). Caso tenha feito alguma alteração dessa natureza, provavelmente será necessário cadastrar novamente seu computador.

Caso não tenha sido realizada qualquer alteração contate a Central de Atendimento (0800-642-0000) para buscar mais informações.


27 - Quando tento liberar meu computador com o Código de Liberação, o sistema informa que ele está inválido. Por quê?

O Código de Liberação é válido por 15 dias a partir de sua apresentação na tela do computador. Se o Código foi gerado há mais de 15 dias, será necessário gerar um novo, usando o mesmo computador.

Caso ainda esteja no prazo de 15 dias, confirme se anotou o Código corretamente (usando o mesmo computador, basta seguir os mesmos passos para geração do Código).

Persistindo o problema, consulte a Central de Atendimento 0800-642-0000.


28 - Um computador cadastrado e não utilizado pode vir a ser descadastrado?

Sim. Por medida de segurança, o computador não utilizado por um período de 180 dias para acesso ao Sicoobnet Pessoal poderá ser automaticamente descadastrado do sistema.


29 - Se eu cadastrar meu computador precisarei utilizar outras ferramentas de segurança?

É recomendável a atualização permanente do navegador (browser) e do sistema operacional conforme orientação do fabricante, bem como a utilização, em seu computador, de programas antivírus e contra-intrusão (firewall) atualizados.


30 - Utilizo ferramentas de firewall e anti-vírus. Isso trará problemas para o cadastramento de meu computador?

A solução de segurança foi desenvolvida prevendo a utilização dessas ferramentas. Entretanto, se ocorrerem dificuldades de acesso, entre em contato com a Central de Atendimento pelo telefone 0800-642-0000.


31 - Com o cadastramento do meu computador minha Cooperativa passará a monitorar minhas atividades enquanto estiver navegando na Internet?

Não. A Cooperativa não acessa ou copia seus arquivos ou programas. O procedimento consiste apenas na identificação do equipamento, para saber se ele está habilitado a acessar uma conta, ou não.