No celular

O SicoobNet Celular (o mobile banking do Sicoob) é o canal de autoatendimento destinado aos associados do Sicoob, que permite o acesso a sua conta ou de sua empresa, para a realização de transações financeiras, por meio de celular (ou dispositivo móvel) conectado à internet.


O Sicoob disponibiliza aplicativo exclusivo para as quatro plataformas mais utilizadas no mundo: Apple, Android, BlackBerry e Windows Phone.


Acesso


O acesso à solução é realizado diretamente no dispositivo móvel, de acordo com as informações abaixo ::


   - Apple iOS : deve ser instalado o aplicativo "Sicoob", disponível gratuitamente na loja virtual App Store (Apple);


   - Google Android : deve ser instalado o aplicativo "Sicoob", disponível gratuitamente na loja virtual Android Market (Google);


   - BlackBerry : deve ser instalado o aplicativo "Sicoob", disponível gratuitamente na loja virtual BlackBerry App World (BlackBerry);


   - Windows Phone : deve ser instalado o aplicativo "Sicoob", disponível gratuitamente na loja virtual MarketPlace (Microsoft).


   - Outros Dispositivos: pelo navegador de internet do aparelho através do endereço https://www.sicoob.com.br.


Utilização


Para utilização do aplicativo, é necessária a existência de conexão de dados, que pode ser:


   - Rede das Operadoras Móveis: o aplicativo utiliza a conexão de dados fornecida pela operadora de telefonia móvel. Nesse caso, é recomendável ter um plano de dados contratado, já que as tarifas de utilização avulsa podem encarecer a conta telefônica;


   - Rede Wi-fi (sem fio): o aplicativo utiliza a conexão de rede sem fio, à qual o usuário possua acesso, não havendo custos de tráfego de dados da operadora de celular.


Assim como ocorre nos canais de internet banking SicoobNet Pessoal e Empresarial, no SicoobNet Celular, as transações de consulta referentes a saldos e extratos estão disponíveis para todos os aparelhos que possuem tecnologia de acesso à internet.


Segurança


Para segurança da solução de forma a evitar a realização de movimentações financeiras a partir de celulares não-autorizados, as transações financeiras somente estarão disponíveis nos aparelhos onde é possível a identificação do dispositivo.


Os equipamentos que possuem a identificação de dispositivo implementada são aqueles compatíveis às plataformas Apple iOS, Google Android, BlackBerry e Windows Phone.


Essa funcionalidade está disponível para os aparelhos equipados com câmera fotográfica cuja resolução seja igual ou superior a 1 megapixel e compatíveis com às plataformas Apple iOS, Google Android e Windows Phone.


Posteriormente, quando houver viabilidade técnica para implementar a identificação de dispositivos para outros modelos de aparelhos, as transações financeiras serão estendidas a esses equipamentos.


A propósito, o cadastro do dispositivo é realizado no próprio aparelho assim que uma transação financeira seja acessada. A liberação ocorre por meio dos terminais de auto-atendimento (caixas eletrônicos), diretamente na cooperativa ou através de outro dispositivo já cadastrado e liberado.


Leitura automática de código de barras


A solução conta ainda com um recurso diferenciado por meio de transação específica para leitura do código de barras. Através dessa transação, o aplicativo Sicoob permite a captura automática de código de barras, no padrão Febraban e QR Code, de títulos e convênios a partir da câmera fotógrafica do aparelho, eliminando a digitação do código de barras, e, por consequência, simplificando o processo para pagamento dos boletos bancários e das contas de água, luz, telefone e gás.


Essa funcionalidade está disponível para os aparelhos equipados com câmera fotográfica cuja resolução seja igual ou superior a 1 megapixel e compatíveis com às plataformas Apple iOS e Google Android.


Todas as orientações necessárias quanto ao acesso ao produto, sua utilização, cadastramento e liberação do celular, dentre outras informações estão descritas no manual do usuário, disponível na Plataforma de Documentação do SisbrWeb.


Impressão e exportação de extratos e comprovantes


Outro recurso diferenciado do aplicativo Sicoob é a impressão e exportação de extratos e comprovantes diretamente do celular (ou dispositivo móvel), fazendo do Sicoob a primeira instituição financeira do país a ofertar este serviço aos seus associados. As funcionalidades foram liberadas inicialmente para os dispositivos iOS (Apple) e Android (Google) e podem ser acessadas no próprio aparelho por meio dos botões "Imprimir" e "Exportar", exibidos logo abaixo dos extratos e comprovantes.


Os recibos podem ser exportados para os formatos PDF e JPG (imagem). E para impressão, nos dispositivos Apple iOS, o aplicativo Sicoob utiliza a tecnologia AirPrint que foi lançada a partir da versão 4.2 do iOS para os dispositivos iPad (todos os modelos), iPhone (3GS ou superior) e iPod touch (3ª geração ou superior). Sendo assim, o associado deve possuir uma impressora que suporte o AirPrint e conectá-la na mesma rede sem fio do dispositivo iOS. O aparelho então localiza e se conecta automaticamente a impressora por meio da rede sem fio. Diversos fabricantes de impressoras oferecem modelos compatíveis, entre eles: Brother, Canon, Epson, Hewlett Packard (HP) e Lexmark.


Para a lista de impressoras compatíveis com a tecnologia AirPrint, clique aqui.


Nos dispositivos Google Android, o aplicativo Sicoob utiliza a tecnologia Google Cloud Print, suportada em alguns modelos de impressoras da Hewlett Packard (HP), Kodak e Epson. Esta tecnologia também permite o uso de impressoras tradicionais, desde que conectadas à internet por meio de um laptop ou PC. O Google Cloud Print conecta as impressoras na web, podendo ser utilizadas de qualquer dispositivo Android.


Para mais informações sobre a tecnologia Google Cloud Print e as impressoras compatíveis, clique aqui.


As empresas RIM, fabricante dos dispositivos BlackBerry, e a Microsoft, fabricante do Windows Phone, ainda não disponibilizaram soluções de impressão para seus dispositivos móveis.


O Sicoob está associado a você, também no seu celular. Aproveite!


Para esclarecer suas dúvidas, sugerir melhorias, reclamar problemas com transações, informar incompatibilidade com algum celular ou fazer um elogio, ligue:


0800 642 0000
A Central de Atendimento atende 24 horas de segunda a domingo.